Destaques do Dia

jovem atingida por galho em praça no Paraná apresenta leve reação após polilaminina

jovem atingida por galho em praça no Paraná apresenta leve reação após polilaminina

A recuperação de Ana Beatriz Cruz, jovem de 22 anos que sofreu uma grave lesão medular após ser atingida por um galho de árvore na Praça Osório, em Curitiba, vem sendo acompanhada com atenção especial pela equipe médica, que também avalia possíveis abordagens terapêuticas como a polilaminina. Nesta semana, internada na UTI do Hospital do Trabalhador, a paciente apresentou um novo e animador sinal clínico ao começar a demonstrar reflexos nos pés durante estímulos fisioterapêuticos, um indicativo considerado positivo pelos profissionais de saúde e pela família, que acompanha cada evolução com cautela e esperança.

image
Após a estabilização do quadro clínico do acidente, que aconteceu no dia 13 de junho, médicos da unidade apresentaram à família a possibilidade do tratamento com polilaminina. Foto: Arquivo pessoal

Após a estabilização do quadro clínico do acidente, que aconteceu no dia 13 de junho, médicos da unidade apresentaram à família a possibilidade do tratamento com polilaminina, proteína experimental que já havia sido aplicada anteriormente no hospital. Ana Beatriz recebeu a aplicação que veio acompanhada de muita esperança.

Reflexo nos pés indica resposta neurológica leve

Apesar de ainda estar internada com um dreno, Ana Beatriz já realiza fisioterapia três vezes ao dia e responde a estímulos na sola dos pés, o que tem sido observado com otimismo pelos profissionais envolvidos no tratamento.

Vanessa Stubinski, mãe da jovem, relata que a evolução é discreta, mas significativa dentro do quadro clínico.

“Essa noite eu dormi lá com ela, então ela tá bem confiante, tá animada com a evolução, mesmo que pouquinha, porque ela tá fazendo fisioterapia mesmo com o dreno na UTI. Ela tem praticado a fisioterapia três vezes por dia” conta Vanessa Stubinski, mãe de Ana Beatriz.

Segundo ela, a resposta neurológica aparece de forma leve, mas consistente. “Quando ela é estimulada, quando você passa na sola do pé dela o dedo, os dedos dela sentem um reflexo. Então, todo mundo tá bem confiante nessa recuperação dela o quanto antes, e ela mesmo tá acreditando nessa recuperação, que eu acho que é o mais importante” detalha a mãe de Ana Beatriz.

Evolução clínica segue sob monitoramento na UTI

A equipe médica do Hospital do Trabalhador avalia diariamente a evolução do quadro de Ana Beatriz, incluindo a possibilidade de retirada do dreno, o que depende dos resultados de exames complementares.

Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.