A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), apresenta nesta terça-feira (24), das 14h às 15h30, os resultados do programa “Cola aí Juventude!”. O evento ocorrerá na praça de patinação da Avenida Cerro Azul e reunirá os dez projetos selecionados a partir das sugestões apresentadas por 458 jovens durante uma consulta pública.
A iniciativa busca ampliar a participação da juventude na formulação de políticas públicas para o município. Durante a consulta, os participantes compartilharam ideias, demandas e propostas voltadas à melhoria da cidade. Com base nas contribuições, foram definidos projetos nas áreas de esporte, capacitação profissional, saúde mental, sustentabilidade, empreendedorismo, tecnologia, inclusão, cultura e entretenimento.
Segundo a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, a proposta funciona como um orçamento participativo voltado ao público jovem e fortalece o protagonismo dessa parcela da população.
“O resultado mostra que a juventude quer participar, propor e ajudar a construir soluções para Maringá. Os projetos que serão apresentados nasceram da escuta dos próprios jovens e agora irão avançar para uma nova etapa, com foco em transformar ideias em ações concretas”, afirmou.
A secretária destacou ainda a importância de construir políticas públicas de forma coletiva. “Foram 458 jovens, centenas de ideias e o objetivo em comum de construir uma Maringá melhor para a juventude. Quando o jovem participa, a cidade avança com mais inovação, diversidade e compromisso com o futuro”, completou.
Entre os projetos escolhidos estão iniciativas de atendimento psicológico, cursinho pré-vestibular, cursos de idiomas e educação financeira, formação em tecnologia, ações de sustentabilidade, inclusão de jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), incentivo ao empreendedorismo, realização de uma feira de tecnologia, implantação de academias de beach tennis e tênis e a criação da Semana da Juventude.
















