Uma casal de idosos, de 88 e 66 anos, foi resgatado após passar mais de duas décadas vivendo em condições análogas à escravidão, em Guarapuava, no Paraná. A ação aconteceu na última quarta-feira (10).
A força-tarefa foi coordenada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O casal de idosos vivia em uma fazenda nas proximidades da PR-170.
Idosos em condições análogas à escravidão viviam em paiol de madeira
O idoso de 88 anos era trabalhador rural e vivia com sua esposa em um paiol de madeira improvisado. Por lá, os auditores-fiscais constataram um cenário desumano.
O casal de idosos não tinha água tratada e nem um banheiro na “casa”. Segundo os auditores no local, o “banheiro” ficava a 20 metros da “casa”, e o chuveiro em outra estrutura. Tudo foi construído pelo próprio trabalhador.
Além das condições no local, os idosos viviam de caridade para conseguirem alimentos.
LEIA TAMBÉM
violento
PM resgata mulher mantida em cárcere privado por cinco anos no Paraná
Que perigo!
Filhotinhos de onça são flagrados na PR-489, no Paraná: vídeo
Idoso trabalhava sem nenhum direito; empregador deve indenização
De acordo com a SIT, o idoso, que exercia função de agrícola, recebia uma remuneração abaixo do piso local, não tinha férias, décimo terceiro e muito menos uma carteira assinada. O empregador também não fornecia equipamentos de proteção individual (EPIs) ou insumos básicos para as atividades no campo.
Após o resgate, a equipe de assistência social do município acolheu os idosos e os encaminhou para a residência de um dos filhos do casal. Eles devem receber R$50 mil em verbas rescisórias retroativas, além de uma indenização por danos morais de R$ 20 mil para cada um. A decisão foi do Ministério Público do Trabalho (MPT)
O caso também foi reportado à Polícia Federal para a abertura de investigação na esfera criminal.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.
















