Destaques do Dia

1ª Jornada do Empreendedorismo Feminino lota centro de eventos no Parque do Japão

WhatsApp-Image-2026-06-24-at-10.55.58

Foto: Daniel Demeterko

Começou nesta quarta-feira, 24, a ‘1ª Jornada do Empreendedorismo Feminino – Elas em Conexão’. O evento tem o objetivo de fortalecer e impulsionar o empreendedorismo feminino e segue até esta quinta-feira, 25, no Centro de Eventos do Parque do Japão.

A programação conta com capacitação e orientações, com foco na geração de oportunidades de negócios e ampliação da rede de contatos.

A vereadora Majô foi uma das principais incentivadoras da jornada e explica a importância do evento para o empreendedorismo feminino. “Muitas vezes empreender é uma atividade solitária, mas as mulheres precisam saber que não estão sozinhas. Maringá é conhecida por apoiar as empreendedoras, o Sebrae Delas começou na nossa cidade. A cada dez mulheres que empreendem, sete são chefes de família e a cada dez, nove acabam tendo que fazer o planejamento, execução, divulgação, marketing. Então a Jornada é uma oportunidade de agregar conhecimento e capacitação para elas”.

A realização do evento também foi possível por uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros. Ele destaca a importância feminina no empreendedorismo. “As mulheres já são maioria entre os empreendedores e a maioria delas tem uma multipla jornada. Então neste evento elas terão a oportunidade de adquirir novos modelos de negócio e maneiras de se tornarem cada vez mais eficientes”.

O prefeito Silvio Barros valoriza o papel do pequeno empreendedor na economia. “São a base social da nossa sociedade, é onde há geração de emprego, de renda e movimenta a nossa economia. As mulheres tem um papel fundamental nesse crescimento e precisa contar com o apoio da Prefeitura de Maringá. Por isso temos que estabelecer parâmetros e criar mecanismos para que esse movimento seja cada vez maior”.

O secretário de Aceleração Econômica, Annibal Bianchini, diz que o empreendedorismo também tem força para reverter a tendência de endividamento das famílias. “Cerca de 80% da população tem algum tipo de dívida e nós entendemos que o empreendedorismo pode ser uma mudança de chave nesse cenário. Temos a participação de mais de 500 empreendedoras e nesses dois dias e esperamos que os conteúdos abordados aqui enriqueça ainda mais o trabalho delas”.

A empreendedora Renata Torrezam valoriza a oportunidade de trocar experiências com outras mulheres. “Estou aqui para aprender e compartilhar o meu conhecimento. Tenho um histórico familair de empreendedoras, então gosto de criar conexões com pessoas que tem o mesmo objetivo que eu. Acredito que podemos nos ajudar para todas crescermos juntas”.